Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Brique celebra um ano com praça lotada

Sol, música, dança, exposições, gente animada e um cenário impecável. Com tantos elementos interessantes, o resultado não poderia ser outro – uma grande festa. E com direito a bolo e “Parabéns a você”, afinal, o Brique da Praça realizado ontem não marcou apenas mais uma de suas edições, e sim o aniversário da iniciativa.

O evento inaugural ocorreu em 21 de junho do ano passado. Nove dias depois, nasceu Juliano Bandeira. Ontem, a promoção e o pequeno santa-cruzense dividiram espaço na Praça Getúlio Vargas. Cada um comemorando suas conquistas neste primeiro ano de existência. Juliano já balbucia algumas palavras e ensaia com afinco passos sem apoio. O Brique, por sua vez, conseguiu praticamente duplicar seus expositores e percorre uma trajetória de gente grande no sentido da consolidação entre os destaques de Santa Cruz do Sul.

Para o mentor da ideia, hoje coordenador do Grupo de Trabalho do Brique (GTB), Luis Carlos Moritzen, o balanço destes 12 meses é muito positivo. O número de participantes apresentando ou vendendo seus produtos passou de cerca de 50 para 90, o que comprova a validade da iniciativa no município e o retorno obtido por quem apostou nela. Já a comunidade, que lotou a área em quase todas as edições, demonstrou entender e aprovar a proposta, marcando presença, aplaudindo, sugerindo e também adquirindo artigos no local.

Valério Goeritz, que fabrica móveis com madeira de demolição e vende antiguidades, esteve presente desde o primeiro Brique. A regularidade de sua participação não deixa dúvidas da satisfação em relação ao evento. “É um ótimo espaço não só para vender, mas também para divulgar o trabalho e os produtos”, analisou o santa-cruzense. O aposentado Décio Lau também expôs em algumas das edições. Conhecido por sua coleção de rádios antigos, desta vez ele prestigiou a promoção apenas como cidadão do município. “Isso aqui já deveria ter sido criado há muitos anos.”

Rosvita Muller e o marido Wilson Lauter compartilham dessa opinião. A aposentada revelou que o casal aproveitou quase todos os domingos marcados pela movimentação especial na Praça. “Gosto de olhar tudo de novo e também de encontrar coisas novas. Além disso, esse ambiente é maravilhoso. Adoro esse lugar e o Brique fez com que ele fosse mais bem aproveitado. Também é uma ótima oportunidade para encontrar pessoas, conversar. Enfim, é tudo de bom”, elogiou ela.

Inovações

Luis Carlos Moritzen revelou que novos expositores de Santa Cruz do Sul e da região têm demonstrado interesse em se integrar ao grupo que já conta com nomes de outros municípios. E todos são bem-vindos, mas os organizadores estão empenhados em agregar sobretudo mais antiguidades ao evento. Já em termos de estrutura, as novidades mais recentes estão no fechamento da Rua Marechal Floriano entre a Ramiro Barcelos e a Júlio de Castilhos, o que confere mais tranquilidade para os visitantes, e o lançamento do blog http://briquedapracasantacruz.blogspot.com. Além disso, para o próximo ano a intenção é fixar uma ocasião para a realização do Brique da Praça, como, por exemplo, o segundo fim de semana de cada mês. Assim, a comunidade pode se programar para conferir regularmente as atividades. Vale lembrar que a iniciativa foi articulada dentro do projeto Santa Cruz Novos Rumos e, para a sua realização, conta com o apoio da Prefeitura.

Matéria publicada no Jornal Gazeta do Sul desta segunda-feira, 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário